IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DA REGIÃO SUL - IV CPEASUL
ENCONTRO DA REDE SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REASUL

Bem vindo(a)

O IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO SUL – IV CPEASul, Encontro da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental, acontecerá no campus de Balneário Camboriú, Santa Catarina, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, no período de 23 a 25 de setembro de 2010 e terá como temática os “Diálogos sobre sustentabilidade: desafios aos educadores frente às mudanças climáticas”.
O IV CPEASul é um evento regional, mas de abrangência nacional, organizado como parte das comemorações dos 10 anos do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE, da Univali, e terá como temática os “Diálogos sobre sustentabilidade: desafios aos educadores frente às mudanças climáticas”.
As mesas dos Grupos de trabalho estão sendo organizadas em co-participação com os seguintes Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que atuam no campo educacional e ambiental: - Fundação Universidade Federal de Rio Grande – FURG;
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
- Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
- Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC - Joaçaba)
- Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFS)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI- dentre outras dos três Estados do Sul.
O evento conta com o apoio da Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação – CGEA – MEC, GT de Educação Ambiental da ANPED, WWF Brasil, Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul, Projeto Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Sócio-Ambiental do Vale do Itajaí (SC), Projeto Piava

O IV CPEASul tem como objetivos:
Geral
•- Socializar o conhecimento e tecnologias educacionais inovadoras fortalecendo os vínculos cooperativos entre os pesquisadores em EA da região Sul e do país com professores da Educação Básica e Superior, gestores públicos da área de educação, meio ambiente, saúde e tecnologias, ambientalistas, educadores de redes, movimentos sociais, de economia solidária, e profissionais que atuam em empresas públicas e privadas ligadas ao campo socioambiental e educacional.

Específicos

- Discutir fundamentos teóricos, metodologias, tecnologias educacionais e inovações investigadas nos Grupos de Pesquisa das áreas de Educação, Ciências Sociais, Tecnologias e Meio Ambiente que atuam com a Educação Ambiental (EA) na região Sul socializando conhecimentos produzidos e abordagens inovadoras;

- Identificar as tendências e perspectivas da produção científica e das ações e projetos em Educação Ambiental das instituições de ensino, comunidades, empresas e terceiro setor na região Sul do país;

- Socializar a produção científica entre os pesquisadores em Educação Ambiental da região Sul e do país;

- Integrar os programas de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior que atuam no campo socioambiental da região Sul e do país;
- Divulgar metodologias e inovações de programas de Educação Ambiental, responsabilidade socioambiental, de economia solidária, práticas promotoras de saúde nas comunidades e dos sistemas de educação e gestão ambiental de instituições públicas, privadas e empresas.
Metodologia

Os trabalhos no IV CPEASul estão organizados da seguinte forma:
1- Colóquio de Pesquisadores: apresentação de trabalhos de pesquisadores previamente convidados para os eixos temáticos do Colóquio; Grupos de Trabalho

1- Fundamentos Epistemológicos e Filosóficos em Educação Ambiental –-
2- Formação em Educação Ambiental
3- Educação Ambiental, sustentabilidade e mudanças climáticas
4- EA e gestão integrada e sustentável em bacias hidrográficas
2- Relatos de experiência: inscrição de resumos e exposição de pôsteres de projetos, programas e ações em Educação Ambiental selecionados pela Comissão Científica do IV CPEASul.
3- Reunião da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul: Comissão de Gestão Participativa e instituições-elos.

4- Seminário de Avaliação do Projeto Piava: apresentação de trabalhos da equipe do Projeto Piava, que desenvolveu, de 2005 a 2010 intensas ações de fortalecimento da educação ambiental, de estímulo à gestão ambiental municipal e à recuperação das matas ciliares no âmbito da bacia hidrográfica do Itajaí. O seminário terá a duração de um dia, com uma sessão matutina e outra vespertina.

5- Programação cultural: Circuito Sala Verde - apresentação e discussão de vídeos socioambientais – exposição, roda de conversas, mostra de economia solidária.
DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA - até 30/06/10
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

Todos os autores(as) e co-autores(as) do resumo e da exposição do pôster deverão, obrigatoriamente, estar inscritos no evento através do site www.univali.br/eventos
Cada pessoa inscrita poderá submeter a avaliação até dois trabalhos, um(a) como autor(a) e outro como co-autor(a.)
Os relatos encaminhados pelo Sistema de Submissão de Trabalhos serão avaliados pela COMISSÃO CIENTÍFICA quanto ao conteúdo, normalização e formatação.
Os resumos selecionados pela Comissão Científica serão incluídos nos Anais Eletrônicos do IV CPEASul. Pelo menos um dos autores(as) ou co-autores(as) do projeto/programa/ação deverá estar presente para expor o poster (1m x 0.90m), ou exposição quando for o caso, no local, dia e horário informado pela Coordenação do evento.
Os pesquisadores dos GTs do Colóquio e demais membros da Comissão Científica participarão da avaliação dos trabalhos em exposição.
A relação dos resumos aprovados para apresentação de pôsteres será comunicada ao autor(a) principal pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição e divulgada no site do evento.
Observação: As despesas com o poster/material, locomoção e hospedagem ficam por conta dos participantes inscritos no evento.
Instruções para formatação dos resumos dos relatos

O resumo deverá ter no máximo TRÊS páginas, formatadas como segue:
-
a) O arquivo deve ser salvo em Word 2003 ou OpenOficce, com a extensão “.doc” ou “.rtf”;
b) papel tamanho A4;
c) margem superior e inferior com 3 cm;
d) margem esquerda e direita com 2,5 cm;
e) páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
f) fonte: Arial

OBSERVAÇÕES: O CORPO DO TEXTO DO RESUMO NÃO DEVERÁ CONTER FIGURAS, APÊNDICES OU ANEXOS. As figuras podem ser incluídas no pôster.
MODELO DE RESUMO

O TÍTULO DO ARTIGO DEVE SER CLARO E CONCISO (EM MAIÚSCULA - NÃO ULTRAPASSE TRÊS LINHAS. (Arial 14, Negrito e centralizado)
espaçamento simples

Nomes dos autores (Arial 10, em negrito e centralizado, com respectivos algarismos arábicos sobrescritos para remissões. Separar os autores por ponto e vírgula (Ex: STERZA, J. M.[1]; PEREIRA, J. B.2)

espaçamento simples

Órgão financiador: (se houver. Arial 10)
espaçamento simples

Linha Temática: (Informar a Linha temática na qual o trabalho está inscrito. Arial 10, alinhado à esquerda).

1. Fundamentos em Educação Ambiental
2. Formação em Educação Ambiental formal e não formal
3. EA em comunidades e movimentos sociais
4. EA e políticas públicas
OBSERVAÇÃO: OS DADOS ACIMA DEVEM SER OS MESMOS UTILIZADOS PARA A EDIÇÃO DO POSTER, NÃO SENDO PERMITIDA A ALTERAÇÃO DE AUTORES(AS).

espaçamento simples

Palavras chave: Inserir as palavras chave (Arial 10, alinhado à esquerda) separadas por vírgula (máximo de 3 palavras que não constem do título).
espaçamento simplesRESUMO (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo).
(Redigido em no máximo três páginas em parágrafo único, letra Arial 10, justificado, com espaçamento simples entre linhas, máximo de 2 páginas, português, ou espanhol).
INTRODUÇÃO (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo). (Texto em Arial 10, justificado, com espaçamento simples entre linhas). Breve introdução com a indicação de forma clara do tema, problema, objetivos do trabalho e relevância científica e/ou socioambiental, utilizando-se revisão de literatura se possível. MATERIAIS E MÉTODOS (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo) - texto em Arial 10, justificado, com espaçamento simples entre linhas). Apresentar a Metodologia, de forma objetiva, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Incluir a metodologia de estudo e/ou procedimentos de análise dos dados, destacando: Ação empreendida: o que, quando e onde se desenvolveram as ações; Equipe envolvida: quem; Público alvo (direto e indireto): com quem. RESULTADOS E DISCUSSÕES (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo)- texto em Arial 10, justificado. Apresentar os resultados alcançados (finais ou parciais, dependendo do momento em que se encontra a experiência); Perspectivas (continuidade, outros projetos, novas ações, fim de um ciclo de projeto.); Saberes apreendidos: relevância do processo, principais limitações, possibilidades verificadas e recomendações.

REFERÊNCIAS (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo) – texto em Arial 10. Incluir apenas as referências citadas no corpo do resumo. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Ver Caderno de Elaboração de Trabalhos Acadêmico-Científicos na página da Biblioteca Central da UNIVALI – www.univali.br/biblioteca

Comissão Científica do IV CPEASul
Adair de Aguiar Neitzel- UNIVALI
Aloísio Ruscheinsky- UNISINOS
Angélica Gois M. Morales- UEPG
Antonio Fernando S. Guerra- UNIVALI
Cleria Meller- UNIJUÍ
Dimas Floriani- UFPR
Elisabeth Foschiera- UPF
Elisabeth Pansera- UNIJUÍ
Ernesto Jacob- FURB
Fátima Elizabeti Marcomin- UNISUL
Humberto Calloni- FURG
Igor Velho de Souza- FURG
Irineu Tamaio- WWF Brasil
Isabel Cristina Moura Carvalho- PUC-RS
Jane Mazzarino- Univates – Lajeado
José Matarezi- UNIVALI - LEA/Sala Verde
Joviles VitórioTrevisol- UFS - Chapecó
Mara Lúcia Figueiredo – GEEAS-UNIVALI; FAACI- Itapema
Maria Cristina Pansera de Araújo- UNIJUÍ
Maria do Carmo Galiazzi- FURG
Mauro Grun- UNIPLAC
Myrian Del Vecchio- UFPR - MADE
Nelma Baldin- UNIVILLE- Joinville
Paula Correa Henning- FURG
Raquel Fabiane Mafra Orsi- GEEAS-UNIVALI- GERED- Itajaí
Regina Célia Linhares Hostins- UNIVALI
Sônia Buck- UFSC
Sônia Maria Marchiorato Carneiro- UFPR-MADE
Tânia Regina Raitz- UNIVALI
Valdo Barcelos- UFSM
Valeria Borges Vaz- UNISC
Valéria Silva Ferreira- UNIVALI
Verônica Gesser- UNIVALI
Yara Christina Cesário Pereira- UNIVALI

Inscrições: www.univali.br/eventos
Prazo para submissão de resumos de relatos de experiência: 30/06/2010
Endereço para contato com a Comissão OrganizadoraUniversidade do Vale do Itajaí
Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico
Rua: Uruguai, 458 Bloco 29 - 4º piso
Cep: 88302-202 - Itajaí - SC
Fone: (47) 3341-7576 ramal 8005 / fax (47) 3341-7822
www.univali.br/ppge
ppge@univali.br –
secretaria IV CPEASul - 4cpeasul@listas.univali.br
4cpeasul@listas.univali.br

 

 

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Ciências e Biologia a Distância – Departamento de Ensino de Ciências e Biologia/DECB
Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/IBRAG – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Tel.: (21) 2334-0644 – E-mail: eadbi@uerj.br