|
IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES
EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DA REGIÃO SUL - IV CPEASUL
ENCONTRO DA REDE SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL -
REASUL
Bem vindo(a)
O IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DA REGIÃO SUL – IV CPEASul, Encontro da Rede Sul Brasileira
de Educação Ambiental, acontecerá no campus de Balneário
Camboriú, Santa Catarina, promovido pela Universidade do Vale do
Itajaí - Univali, no período de 23 a 25 de setembro de 2010
e terá como temática os “Diálogos sobre sustentabilidade:
desafios aos educadores frente às mudanças climáticas”.
O IV CPEASul é um evento regional, mas de abrangência nacional,
organizado como parte das comemorações dos 10 anos do Programa
de Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE, da
Univali, e terá como temática os “Diálogos
sobre sustentabilidade: desafios aos educadores frente às mudanças
climáticas”.
As mesas dos Grupos de trabalho estão sendo organizadas em co-participação
com os seguintes Programas de Pós-Graduação de Instituições
de Ensino Superior dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio
Grande do Sul que atuam no campo educacional e ambiental: - Fundação
Universidade Federal de Rio Grande – FURG;
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
- Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul (PUC-RS)
- Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC - Joaçaba)
- Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Universidade Federal da
Fronteira Sul (UFS)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –
UNIJUI- dentre outras dos três Estados do Sul.
O evento conta com o apoio da Coordenação Geral de Educação
Ambiental do Ministério da Educação – CGEA
– MEC, GT de Educação Ambiental da ANPED, WWF Brasil,
Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul,
Projeto Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde,
Cidadania e Justiça Sócio-Ambiental do Vale do Itajaí
(SC), Projeto Piava
O IV CPEASul tem como objetivos:
Geral
•- Socializar o conhecimento e tecnologias educacionais inovadoras
fortalecendo os vínculos cooperativos entre os pesquisadores em
EA da região Sul e do país com professores da Educação
Básica e Superior, gestores públicos da área de educação,
meio ambiente, saúde e tecnologias, ambientalistas, educadores
de redes, movimentos sociais, de economia solidária, e profissionais
que atuam em empresas públicas e privadas ligadas ao campo socioambiental
e educacional.
Específicos
- Discutir fundamentos teóricos, metodologias, tecnologias educacionais
e inovações investigadas nos Grupos de Pesquisa das áreas
de Educação, Ciências Sociais, Tecnologias e Meio
Ambiente que atuam com a Educação Ambiental (EA) na região
Sul socializando conhecimentos produzidos e abordagens inovadoras;
- Identificar as tendências e perspectivas da produção
científica e das ações e projetos em Educação
Ambiental das instituições de ensino, comunidades, empresas
e terceiro setor na região Sul do país;
- Socializar a produção científica entre os pesquisadores
em Educação Ambiental da região Sul e do país;
- Integrar os programas de Pós-Graduação das Instituições
de Ensino Superior que atuam no campo socioambiental da região
Sul e do país;
- Divulgar metodologias e inovações de programas de Educação
Ambiental, responsabilidade socioambiental, de economia solidária,
práticas promotoras de saúde nas comunidades e dos sistemas
de educação e gestão ambiental de instituições
públicas, privadas e empresas.
Metodologia
Os trabalhos no IV CPEASul estão organizados da seguinte forma:
1- Colóquio de Pesquisadores: apresentação de trabalhos
de pesquisadores previamente convidados para os eixos temáticos
do Colóquio; Grupos de Trabalho
1- Fundamentos Epistemológicos e Filosóficos em Educação
Ambiental –-
2- Formação em Educação Ambiental
3- Educação Ambiental, sustentabilidade e mudanças
climáticas
4- EA e gestão integrada e sustentável em bacias hidrográficas
2- Relatos de experiência: inscrição de resumos e
exposição de pôsteres de projetos, programas e ações
em Educação Ambiental selecionados pela Comissão
Científica do IV CPEASul.
3- Reunião da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
– REASul: Comissão de Gestão Participativa e instituições-elos.
4- Seminário de Avaliação do Projeto Piava: apresentação
de trabalhos da equipe do Projeto Piava, que desenvolveu, de 2005 a 2010
intensas ações de fortalecimento da educação
ambiental, de estímulo à gestão ambiental municipal
e à recuperação das matas ciliares no âmbito
da bacia hidrográfica do Itajaí. O seminário terá
a duração de um dia, com uma sessão matutina e outra
vespertina.
5- Programação cultural: Circuito Sala Verde - apresentação
e discussão de vídeos socioambientais – exposição,
roda de conversas, mostra de economia solidária.
DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA
- até 30/06/10
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS
Todos os autores(as) e co-autores(as) do resumo e da exposição
do pôster deverão, obrigatoriamente, estar inscritos no evento
através do site www.univali.br/eventos
Cada pessoa inscrita poderá submeter a avaliação
até dois trabalhos, um(a) como autor(a) e outro como co-autor(a.)
Os relatos encaminhados pelo Sistema de Submissão de Trabalhos
serão avaliados pela COMISSÃO CIENTÍFICA quanto ao
conteúdo, normalização e formatação.
Os resumos selecionados pela Comissão Científica serão
incluídos nos Anais Eletrônicos do IV CPEASul. Pelo menos
um dos autores(as) ou co-autores(as) do projeto/programa/ação
deverá estar presente para expor o poster (1m x 0.90m), ou exposição
quando for o caso, no local, dia e horário informado pela Coordenação
do evento.
Os pesquisadores dos GTs do Colóquio e demais membros da Comissão
Científica participarão da avaliação dos trabalhos
em exposição.
A relação dos resumos aprovados para apresentação
de pôsteres será comunicada ao autor(a) principal pelo e-mail
cadastrado no ato da inscrição e divulgada no site do evento.
Observação: As despesas com o poster/material, locomoção
e hospedagem ficam por conta dos participantes inscritos no evento.
Instruções para formatação dos resumos dos
relatos
O resumo deverá ter no máximo TRÊS páginas,
formatadas como segue:
-
a) O arquivo deve ser salvo em Word 2003 ou OpenOficce, com a extensão
“.doc” ou “.rtf”;
b) papel tamanho A4;
c) margem superior e inferior com 3 cm;
d) margem esquerda e direita com 2,5 cm;
e) páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
f) fonte: Arial
OBSERVAÇÕES: O CORPO DO TEXTO DO RESUMO NÃO DEVERÁ
CONTER FIGURAS, APÊNDICES OU ANEXOS. As figuras podem ser incluídas
no pôster.
MODELO DE RESUMO
O TÍTULO DO ARTIGO DEVE SER CLARO E CONCISO (EM MAIÚSCULA
- NÃO ULTRAPASSE TRÊS LINHAS. (Arial 14, Negrito e centralizado)
espaçamento simples
Nomes dos autores (Arial 10, em negrito e centralizado, com respectivos
algarismos arábicos sobrescritos para remissões. Separar
os autores por ponto e vírgula (Ex: STERZA, J. M.[1]; PEREIRA,
J. B.2)
espaçamento simples
Órgão financiador: (se houver. Arial 10)
espaçamento simples
Linha Temática: (Informar a Linha temática na qual o trabalho
está inscrito. Arial 10, alinhado à esquerda).
1. Fundamentos em Educação Ambiental
2. Formação em Educação Ambiental formal e
não formal
3. EA em comunidades e movimentos sociais
4. EA e políticas públicas
OBSERVAÇÃO: OS DADOS ACIMA DEVEM SER OS MESMOS UTILIZADOS
PARA A EDIÇÃO DO POSTER, NÃO SENDO PERMITIDA A ALTERAÇÃO
DE AUTORES(AS).
espaçamento simples
Palavras chave: Inserir as palavras chave (Arial 10, alinhado à
esquerda) separadas por vírgula (máximo de 3 palavras que
não constem do título).
espaçamento simplesRESUMO (Arial 11, alinhado à esquerda
e Maiúsculo).
(Redigido em no máximo três páginas em parágrafo
único, letra Arial 10, justificado, com espaçamento simples
entre linhas, máximo de 2 páginas, português, ou espanhol).
INTRODUÇÃO (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo).
(Texto em Arial 10, justificado, com espaçamento simples entre
linhas). Breve introdução com a indicação
de forma clara do tema, problema, objetivos do trabalho e relevância
científica e/ou socioambiental, utilizando-se revisão de
literatura se possível. MATERIAIS E MÉTODOS (Arial 11, alinhado
à esquerda e Maiúsculo) - texto em Arial 10, justificado,
com espaçamento simples entre linhas). Apresentar a Metodologia,
de forma objetiva, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os
procedimentos utilizados. Incluir a metodologia de estudo e/ou procedimentos
de análise dos dados, destacando: Ação empreendida:
o que, quando e onde se desenvolveram as ações; Equipe envolvida:
quem; Público alvo (direto e indireto): com quem. RESULTADOS E
DISCUSSÕES (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo)-
texto em Arial 10, justificado. Apresentar os resultados alcançados
(finais ou parciais, dependendo do momento em que se encontra a experiência);
Perspectivas (continuidade, outros projetos, novas ações,
fim de um ciclo de projeto.); Saberes apreendidos: relevância do
processo, principais limitações, possibilidades verificadas
e recomendações.
REFERÊNCIAS (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo)
– texto em Arial 10. Incluir apenas as referências citadas
no corpo do resumo. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer
às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas
Técnicas – ABNT. Ver Caderno de Elaboração
de Trabalhos Acadêmico-Científicos na página da Biblioteca
Central da UNIVALI – www.univali.br/biblioteca
Comissão Científica do IV CPEASul
Adair de Aguiar Neitzel- UNIVALI
Aloísio Ruscheinsky- UNISINOS
Angélica Gois M. Morales- UEPG
Antonio Fernando S. Guerra- UNIVALI
Cleria Meller- UNIJUÍ
Dimas Floriani- UFPR
Elisabeth Foschiera- UPF
Elisabeth Pansera- UNIJUÍ
Ernesto Jacob- FURB
Fátima Elizabeti Marcomin- UNISUL
Humberto Calloni- FURG
Igor Velho de Souza- FURG
Irineu Tamaio- WWF Brasil
Isabel Cristina Moura Carvalho- PUC-RS
Jane Mazzarino- Univates – Lajeado
José Matarezi- UNIVALI - LEA/Sala Verde
Joviles VitórioTrevisol- UFS - Chapecó
Mara Lúcia Figueiredo – GEEAS-UNIVALI; FAACI- Itapema
Maria Cristina Pansera de Araújo- UNIJUÍ
Maria do Carmo Galiazzi- FURG
Mauro Grun- UNIPLAC
Myrian Del Vecchio- UFPR - MADE
Nelma Baldin- UNIVILLE- Joinville
Paula Correa Henning- FURG
Raquel Fabiane Mafra Orsi- GEEAS-UNIVALI- GERED- Itajaí
Regina Célia Linhares Hostins- UNIVALI
Sônia Buck- UFSC
Sônia Maria Marchiorato Carneiro- UFPR-MADE
Tânia Regina Raitz- UNIVALI
Valdo Barcelos- UFSM
Valeria Borges Vaz- UNISC
Valéria Silva Ferreira- UNIVALI
Verônica Gesser- UNIVALI
Yara Christina Cesário Pereira- UNIVALI
Inscrições: www.univali.br/eventos
Prazo para submissão de resumos de relatos de experiência:
30/06/2010
Endereço para contato com a Comissão OrganizadoraUniversidade
do Vale do Itajaí
Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Educação
- Mestrado Acadêmico
Rua: Uruguai, 458 Bloco 29 - 4º piso
Cep: 88302-202 - Itajaí - SC
Fone: (47) 3341-7576 ramal 8005 / fax (47) 3341-7822
www.univali.br/ppge
ppge@univali.br –
secretaria IV CPEASul - 4cpeasul@listas.univali.br
4cpeasul@listas.univali.br
|