:: Eventos::

PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 02 a 04 de dezembro de 2009

1. APRESENTAÇÃO
O I Encontro Aberto da Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem como objetivo geral promover um debate crítico sobre o papel atual dos cursos de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de modo especial o Curso de Especialização em Ensino de Ciências (Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, UERJ). Esse debate propiciará a elaboração de um documento objetivando contribuir para o aperfeiçoamento das pós-graduações desta área.

2. OBJETIVOS
• Diagnosticar os desafios e as possibilidades dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências e de modo especial o Curso de Especialização em Ensino de Ciências (DECB/IBRAG/UERJ).

• Compartilhar informações técnicas e experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão em Ciências;

• Identificar ações que ocorrem no Estado do Rio de Janeiro em função da atuação direta ou indireta dos cursos de Pós-Graduação em Ensino de Ciências;

• Estimular uma maior integração entre os diferentes profissionais e cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências.

3. PÚBLICOS-ALVO
• Professores da área de Ciências;
• Diretores, coordenadores, professores e estudantes dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências;
• Profissionais e estudantes de outras áreas que tenham interesse na temática do encontro.

4. LOCAL E DATA
O evento será realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2009, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, Auditório 11, 1º andar.

5. PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
A programação do encontro será composta por: palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, exposição de livros da área, oficinas e minicursos.

6. INSCRIÇÕES
As inscrições para a participação no evento poderão ser realizadas no período de 07 de agosto a 16 de novembro de 2009. Não serão aceitas inscrições nos dias do evento.

Forma de Pagamento:

• na secretaria do evento: Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Departamento de Ensino de Ciências e Biologia. Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, Sala 504, CEP: 20550-900, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (21) 2334-0644. Correio eletrônico: encontroensinodeciencias@gmail.com
• via depósito bancário em nome do Centro de Estudos do Instituto de Biologia, Banco Real, Agência 0003, Conta corrente 6991050-4.

Atenção: O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser enviado por correio eletrônico ou entregue pessoalmente na secretaria do evento: Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes. Departamento de Ensino de Ciências e Biologia. Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, Sala 504, CEP: 20550-900, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (21) 2334-0644.

Os inscritos no encontro terão direito a:
• receber a pasta do evento com seus respectivos materiais;
• participar das palestras, mesas redondas e exposições;
• submeter até dois (2) trabalhos como primeiro autor. Não há limites para submissão de propostas como co-autor. Os trabalhos propostos serão avaliados por uma comissão científica. Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente ou no formato de poster, veja as regras para apresentação.
• participar de um minicurso. As inscrições para os minicursos serão realizadas no 1º dia de credenciamento (ordem de chegada)

Realizar inscrição no evento

Veja aqui a Comissão Organizadora do Evento

Veja as regras para apresentação oral ou poster